Blog

Como construir uma carreira que reflita seus valores

 

 

O trabalho é um lugar em que passamos muitas de nossas horas do dia e que, idealmente, nos faz encontrar um propósito e nos sentir valorizados. Com a instabilidade atual em várias áreas do mundo, a ascensão da IA (Inteligência Artificial) ​​e as ondas de demissões, é difícil encontrar esse lugar, e uma carreira gratificante parece estar fora de alcance.

No 20º Workmonitor da consultoria global Randstad, mais de 35 mil pessoas em todo o mundo foram questionadas sobre o que queriam do trabalho em 2023. Apesar dos desafios mencionados acima, o equilíbrio trabalho-vida é a prioridade máxima. 61% de todos os entrevistados disseram que não aceitariam um emprego se isso impactasse negativamente seu equilíbrio entre vida pessoal e profissional. O trabalho tem que se encaixar em suas vidas e não o contrário.

 

As expectativas em relação ao empregador também mudaram e parece que eles terão que intensificar seu jogo se quiserem atrair e reter talentos. Devido à alta inflação e ao aumento dos custos de vida, 41% das pessoas que participaram da pesquisa desejavam que o empregador pagasse um aumento mensal para arcar com esses custos.

 

Não é nenhuma surpresa que o seguro-desemprego também tenha se tornado uma prioridade para a força de trabalho em todo o mundo. Mais de um terço (37%) está preocupado com a possibilidade de perder o emprego e mais da metade (52%) teme que a incerteza econômica afete sua segurança profissional.

Como isso ressoa em você? O equilíbrio entre vida pessoal e profissional e a segurança no emprego são tão importantes quanto para os participantes da pesquisa ou você tem outras preferências e prioridades quando se trata da sua carreira?

 

Não existe uma solução única em relação à carreira, e a pessoa que sabe o que é melhor para você não é sua mãe, seu amigo ou seu chefe – é você. Sim, isso torna tudo mais difícil, porque você não pode culpar ninguém quando as coisas não dão certo. No entanto, também é incrível imaginar que você tem o poder de construir sua carreira nos seus próprios termos.

 

AÇÃO SUPERA A PERFEIÇÃO

“Um dia…”, “Assim que tiver tal cargo, vou…”, “Não é possível ter uma carreira de sucesso e uma vida familiar”. Já ouviu algo parecido de colegas, amigos ou talvez nos seus próprios pensamentos?

 

São realmente apenas pensamentos, não realidade. É seguro ficar parado e deixar que seus amigos e familiares tomem as decisões por você. É seguro ficar onde você está, porque você conhece esse lugar e quem sabe se outro pode ser melhor?

 

Tudo começa com um primeiro passo – e entre a segurança e esse primeiro passo está um salto de fé, um “estou com medo, mas vou fazer mesmo assim”. Você nunca se sentirá completamente pronto, nunca terá “descoberto tudo”. E também: você não precisa largar seu emprego imediatamente.

 

Quando você se sente preso, desvalorizado e quer “mais”, esse é um ótimo lugar para começar. Procure se conhecer melhor (às vezes um bom e velho teste de personalidade pode te ajudar nisso), fale com pessoas que estão fazendo o que você está interessado, assista a webinars online sobre temas sobre os quais você deseja aprender mais ou vá a um evento de networking sem expectativas.

 

DESENVOLVA O HÁBITO DA REFLEXÃO

Você conversou com algumas pessoas, buscou se conhecer um pouco melhor e coletou muitas outras informações sobre carreiras que considera interessantes. E agora? Comece a refletir sobre o que você gostou, o que te surpreendeu e o que você quer aprender mais.

 

Também é útil fazer uma avaliação do seu trabalho atual. O que você gosta de fazer? O que você gostaria de fazer mais? O que você preferiria não fazer mais? E, em uma segunda etapa, você pode pensar em como suas habilidades e competências podem ser usadas em um trabalho diferente ou como você pode transformá-las em uma atividade secundária.

 

Ao refletir e colocar as coisas no papel, tornando-as menos assustadoras e mais tangíveis, você ganha mais clareza.

 

PROJETE A VIDA QUE VOCÊ QUER TER 

Voltando aos resultados mais recentes do Workmonitor da Randstad, a maior prioridade para a maioria dos entrevistados era o equilíbrio entre vida profissional e pessoal e esse trabalho tinha que se encaixar em suas vidas e não o contrário.

 

Se você quer construir uma carreira nos seus próprios termos, também precisa pensar em como será sua vida. As reflexões vão te ajudar a obter mais clareza e, então, você precisa dar o primeiro passo e experimentar as coisas.

 

Uma maneira divertida de fazer isso é imaginar que já aconteceu: você tem aquele emprego com o qual sempre sonhou e está vivendo a vida que queria. Como seria o seu dia? Como essa nova versão de você começaria o dia? Onde você iria? O que faria depois do trabalho? E então realmente comece a fazer isso. Esse exercício de imersão é chamado de “grokking” e descrito no livro “Projetando sua vida”, de Bill Burnett e Dave Evans. Ao realmente imitar a vida e a carreira que deseja, você verá e sentirá o que é possível para você.

 

Fonte:https://forbes.com.br/carreira/2023/05/como-construir-sua-carreira-nos-seus-proprios-termos/

 
 
 
aaaaaa.png
© Copyright 2023 Via Mirante. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Com Tudo Propaganda

Encontre o que procura