ARTIGO

5 formas de aumentar a diversidade na sua empresa

Data de publicação: 25.11.2021

Existe um movimento cada vez maior no sentido de promover a diversidade nas empresas, na medida em que as lideranças das companhias se tornam mais conscientes da importância de diversidade e inclusão no ambiente de trabalho.

Seja como ação genuína de empatia, seja como ferramenta de marketing, seja para aumentar o faturamento (estudos apontam que maior diversidade racial e de gênero em companhias tendem a levar a um maior faturamento), existem instituições que se destacam pelas suas iniciativas nessa área, com ações para promover a diversidade nas empresas.

Confira, na lista abaixo, 5 dessas instituições e suas respectivas áreas de atuação e atividades:

1 - Instituto Identidades do Brasil - organização sem fins lucrativos que promove ações contra a desigualdade racial nas empresas. Dentre elas estão a campanha "Sim à Igualdade Racial",  com ações em diferentes formatos para conscientizar e engajar organizações, como cursos EAD sobre o tema, treinamentos para conferir á empresa o selo "Sim à Igualdade Racial", que envolve ações no longo prazo e eventos e campanhas com a finalidade de conscientizar e engajar organizações em prol da igualdade racial.

2 - Câmara Americana de Comércio - disponibiliza uma cartilha sobre diversidade e inclusão (O que é D&I e o que ela pode fazer pelo seu negócio?), realiza podcasts com cases de sucesso de grandes empresas e disponibiliza a íntegra de eventos que realizam sobre diversidade e inclusão.

3 - Empregue-Afro - consultoria focada em diversidade étnico-racial que promove treinamento e palestras internas de conscientização nas empresas, apoio à comunicação interna, hunting de talentos negros e desenvolvimento pelo meio do acompanhamento de carreira após a contratação, com workshops mensais.

4 - Colettivo - iniciativa feita pela empresa Vagas.com, seu objetivo é ser o primeiro hub de conhecimento focado na formação de RH’s mais justos e inclusivos. Seu foco principal são conteúdos educativos em vídeo sobre temas relacionados à diversidade.

5 - Deficiente Online - Site com vagas de emprego exclusivamente voltadas para pessoas com deficiência, que permite às empresas divulgar as posições que têm disponíveis para as PCDs.

Pesquisas sobre diversidade

Estudo da McKinsey aponta que, dentre as empresas que eles analisaram e que foram divididas em 4 grupos de acordo com o seu nível de diversidade, o grupo com mais diversidade racial e étnica apontaram 35% mais probabilidade de ter faturamento acima da média nacional do seu respectivo setor em relação ao grupo de empresas com menos diversidade.

O mesmo aconteceu na questão de gênero, com o grupo das empresas com mais diversidade nesse setor com uma chance 15% maior de ter um faturamento acima da média nacional de seus setores em relação ao grupo com menos diversidade.

Combinando diversidade étnica e de gênero, o grupo com maior diversidade teve 25% mais chance de faturar acima da média nacional em seus setores do que o grupo com menos diversidade, o que não se alinha à expectativa intuitiva de que uma maior diversidade em ambas as áreas teriam uma probabilidade ainda maior de crescimento no faturamento, o que não é muito bem compreendido ainda.

Fonte: https://bit.ly/3raycgr

Os comentários estão desativados.