ARTIGO

Empreendedorismo e inovação: diferenças e semelhanças

Data de publicação: 08.04.2021

O cenário atual se apresenta cada vez mais competitivo e para se destacar no mercado é necessário ser um empreendedor inovador, que ofereça algo diferente a esse mercado e que esse algo novo seja um elemento de promoção da mudança e do desenvolvimento econômico.

Esse empreendedor é, portanto, um indivíduo que reúne as características de gestor eficaz e inovador sistemático, contribuindo com suas ideias e sua maneira de administrar e tomar decisões para o sucesso da sua empresa.

O termo empreendedor origina-se da palavra francesa entrepreneur e tem sido geralmente traduzido para o português como empresário.

Ocorre que um empreendedor é mais que um empresário. Empreendedor é aquele indivíduo que sabe identificar as oportunidades que aparecem e consegue transformá-las em um negócio lucrativo. Toma a iniciativa (isso é atitude) de empreender, de ter um negócio próprio, é criativo, inovador, arrojado e estabelece estratégias que vão desenhar o futuro de seu negócio. Estabelece metas, inicia projetos, controla resultados, visualiza e busca o sucesso de seu empreendimento (isso é planejamento).

O empreendedor é, em suma, o que sabe determinar quais e como seus produtos ou serviços serão colocados e consumidos no mercado (isso é inovação).

São essas as três virtudes que determinam a diferença entre empreendedor e empresário – ATITUDE-PLANEJAMENTO-INOVAÇÃO. Conclui-se, portanto, que nem todo empresário é um empreendedor.

Nesse ponto cabe um comentário sobre a preparação que recebemos nas escolas e que não nos favorece muito na hora de empreender.

Eu, você e todos das gerações passadas foram educados para nos tornarmos empregados. Não nos prepararam para sermos empreendedores.

Muitas vezes, melhores resultados são obtidos quando se envolve o ambiente da empresa, ou seja, aquilo que está fora da empresa, mas interfere em sua vida.

Daí, essas empresas descobriram que há mais eficácia no processo de inovação quando envolvem também os consumidores, fornecedores, concorrentes, parceiros ou outros neste processo.

Este conceito de buscar a inovação fora da empresa é conhecido como inovação colaborativa ou inovação aberta (open innovation).

Alguns exemplos clássicos são a Nokia e o Google. Ambas utilizam em seus laboratórios o conceito de inovação aberta, buscando as ideias de inovação fora dos limites da empresa, de forma colaborativa.

Esse conceito de inovação colaborativa ainda é muito pouco aplicado no Brasil, mas pode funcionar muito bem se utilizado de forma racional e objetiva.

Os empresários que querem ser reconhecidos como empreendedores inovadores devem adotar o hábito de usar as capacidades colaborativas de pessoas que estão no ambiente da empresa, apropriando-se de todas as oportunidades de criação e melhoria de seus produtos e serviços. O resultado disso será o melhor desempenho e a maior competência empresarial.

Fonte: https://bit.ly/31WMsfi.

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