ARTIGO

5 tendências de carreira e negócios para o este ano

Data de publicação: 14.01.2021

Necessidades e comportamento das pessoas propiciam o surgimento de novas oportunidades

A rápida transformação digital de diversos campos da sociedade já é uma realidade há algum tempo. Mas, em 2020, ela se somou às mudanças de comportamento dos consumidores ao redor do mundo, ocasionadas pelo longo período de distanciamento social. Isso, obviamente, impacta no mercado de trabalho, em todos os setores. E para aqueles que desejam se manter ativos é essencial entender esses acontecimentos e quais tendências surgem a partir disso.

Por exemplo: a busca incessante por informações em tempo real e maior exigência sobre a procedência das fontes, a preocupação com o fornecimento de dados pessoais e até mesmo as formas de uso destas tecnologias entram no radar para a criação de novas oportunidades de negócio.

Selecionamos 5 tendências que prometem mudar o mercado como conhecemos hoje. Confira a seguir:

#1 Bioeconomia - A bioeconomia é um termo que define um modelo de produção industrial baseado no uso de recursos biológicos. A bioeconomia já faz parte de nossas vidas. Sacolinhas biodegradáveis e até móveis fabricados com os resíduos da produção de café são alguns exemplos.

A tendência é que no futuro se tenha uma bioeconomia com implicações para empresas e consumidores. De um lado, os consumidores se engajam em novas formas de consumo de bens e serviços orientados pela economia compartilhada. Do lado das empresas, a bioeconomia consiste em alinhar os processos industriais com os ciclos da natureza, aumentando a eficiência e eliminando o desperdício, como é na natureza.

#2 Biossegurança - Pessoas, empresas e governos estão cada vez mais atentos a novas formas de evitar contaminações por vírus e bactérias. Isso leva à necessidade de profissionais especializados, que analisam riscos de contaminação e sugerem práticas que diminuam as chances de contágio.

As empresas que, por meio dos princípios de biossegurança, conseguirem diminuir o risco percebido pelos consumidores, terão vantagem competitiva. Do pequeno salão de beleza a uma grande concessionária de carros, com o ambiente mais seguro, atrairão novos clientes.

#3 Privacidade - As pessoas realizam cada vez mais tarefas pela internet, o que fez com que a preocupação com a segurança virtual aumente no Brasil. Por isso, é cada vez maior a preocupação com a privacidade. Essa tendência traz implicações para as empresas que atuam no ambiente online e já precisam se adequar à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). Essas empresas, portanto, precisam ficar atentas a esse movimento.

#4 Persuasão nas redes sociais - As pessoas tendem a ter maior consciência dos interesses por trás da informação que leem. Isso faz com que o consumidor fique mais exigente e cético. Tanto com relação a propagandas, quanto com notícias e recomendações de influenciadores. Há uma consciência dos esforços de persuasão nas redes sociais cada vez maior.

Estratégias como marketing de conteúdo tendem a ser mais valorizadas, pois os produtos a serem vendidos deverão apresentar valores agregados reais e que tragam benefícios aos consumidores.

#5 Serviços de localização - Estes serviços têm muito potencial para ajudar os usuários em momentos atípicos como a atual pandemia. Eles podem, por exemplo, indicar locais com aglomeração de pessoas.

Fonte: Adaptado de https://bit.ly/3ifBAjC

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