ARTIGO

Saiba quais os direitos do consumidor na Black Friday 2020

Data de publicação: 26.11.2020

O maior final de semana de compras terá início nesta sexta-feira, 27 de novembro, e promete movimentar o mercado varejista em todo o território nacional. Mesmo com um cenário de crise econômica, as marcas estão preparando promoções exclusivas para incentivar a compra de seus clientes. Abaixo, confira algumas dicas para não ter prejuízo ou cair em fraudes. 

A Black Friday é conhecida mundialmente por ofertar descontos absurdos nos mais variados setores econômicos. Eletrônicos, vestuário, produtos para casa, entre tantos outros, passam a ser vendidos por menos da metade do seu preço.

Mediante tamanha grandiosidade do evento, anualmente o Procon fica atento para reduzir o número de golpes e fraudes. Para garantir o direito do consumidor, confira as seguintes orientações que poderão ajudar o cliente a se preparar melhor antes de ir às compras:

  • Antes de qualquer coisa tenha uma lista dos itens que deseja comprar e calcule quanto seu orçamento poderá disponibilizar em recursos;
  • Fique atento as políticas de entrega e acompanhe as modificações no valor do frete, pois sendo muito alto a promoção tende a não valer a pena;
  • Avalie as políticas de troca. Em caso de produtos danificados se certifique de que você conseguirá comprovar os erros e tenha o direito da devolução em até 30 dias;
  • Confira se não há alteração no preço informado inicialmente até o pagamento.

Direitos do consumidor na Black Friday

Há uma série de direitos que devem ser observados mediante a validação legal prevista pelo Código de Defesa do Consumidor. Veja abaixo os principais:

  • Arrependimento: Se a compra for feita em uma loja física, você tem até 7 dias para devolver o produto em caso de arrependimento.
  • Direito à informação: Qualquer produto deve ter todas as informações corretas, claras e em língua portuguesa.
  • Custo de compras parceladas: Todos os produtos devem sinalizar o preço à vista e também o valor em caso de parcelamento pelo cartão de crédito.

Boas compras!

Fonte: Adaptado de https://bit.ly/3nZGrqS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *