Neste momento em que mais de 100 países procuram se preparar ou gerenciar os impactos de uma pandemia, muitas empresas desempenham ativamente suas responsabilidades diante de seus profissionais e da sociedade. Como protagonistas da economia e do ambiente de negócios, as organizações têm como responsabilidades básicas a boa condução dos negócios e o cuidado com seus funcionários. Face à atual pandemia global, a Deloitte acredita que, quanto maior a urgência, mais é necessário que regras sejam estabelecidas e seguidas para que os desafios sejam enfrentados com reflexão e resiliência.
O avanço contínuo do novo coronavírus levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a defini-lo como pandemia. Diante disso, neste momento, as empresas podem estar expostas a uma série de riscos estratégicos e operacionais, como atrasos ou interrupção do fornecimento de matérias-primas, mudanças nas demandas de clientes, aumento de custos, insuficiências logísticas que levam a atrasos em entregas, questões de saúde e segurança de funcionários, força de trabalho insuficiente e desafios referentes a importação e exportação de produtos.
Com base em nossas análises das principais práticas de empresas de todo o mundo em Planos de Continuidade de Negócios (BCP) e gerenciamento de grandes emergências de pneumonias infecciosas atípicas, Influenza H1N1, Febre Hemorrágica do Ebola e outras importantes doenças, recomendamos que as empresas coloquem em prática as 10 ações a seguir para lidar com as incertezas futuras:
1. Estabelecer equipes de tomada de decisões de emergência;
2. Avaliar os riscos e esclarecer mecanismos de resposta a emergências, planos e divisão de trabalho;
3. Estabelecer um mecanismo positivo de comunicação de informações para funcionários, clientes e fornecedores, e criar documentos de comunicação padronizados;
4. Manter o bem-estar físico e mental dos funcionários e analisar a natureza de diferentes negócios e trabalhos para assegurar a adequada retomada desses trabalhos;
5. Foco em planos de resposta a riscos da cadeia logística de suprimentos;
6. Desenvolver soluções para riscos de conformidade e manutenção de relacionamento com clientes decorrentes da inabilidade de retomar a produção em curto prazo;
7. Prática de responsabilidade social e gerenciamento de partes interessadas e incorporação de estratégias de desenvolvimento sustentável às tomadas de decisão;
8. Criar um plano de gestão de dados dos profissionais, garantindo segurança e confidencialidade de informações;
9. As empresas precisam considerar ajustes em seus orçamentos e planos de implantação, planejamento de fluxo de caixa e mecanismos de notificação prévia para comércio;
10. Melhoria dos mecanismos de gestão de risco.
Fonte: https://bit.ly/2YPknnQ.
Empreendedorismo e inovação: diferenças e semelhanças
Resiliência no empreendedorismo
Quer abrir um negócio? Saiba por onde começar...
Confira dicas de como começar a empreender em meio à pandemia
7 MULHERES EMPREENDEDORAS DE SUCESSO
MEI: Saiba se você deve fazer a Declaração do IRPF 2021 Microempreendedores individuais devem ficar atentos ao teto de isenção do imposto
Pesquisa aponta que 72% dos pequenos negócios aumentaram vendas pela internet durante a pandemia
CARNAVAL 2021: FERIADO? PONTO FACULTATIVO? DIA COMUM?