ARTIGO

Os benefícios do banho de sol durante o isolamento

Data de publicação: 14.05.2020

Não é de hoje que sabemos a importância tomar sol e quanto isso agrega para a nossa saúde. Porém em período de isolamento social, precisamos manter o sistema imunológico em bom funcionamento é preciso valorizar ainda mais a importância da vitamina D e um dos benefícios de um ato tão simples como tomar sol.

De acordo com a Anelise Roskamp Budel, dermatologista da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná, os banhos de sol ajudam na síntese da vitamina D, que por sua vez modula a resposta do corpo às reações inflamatórias, auxiliando na resposta antimicrobiana.

Para atingir a quantidade diária necessária, indica a dermatologista, “de dez a 15 minutos de sol diários são suficientes, com exposição de um terço da superfície do corpo, como braços e pernas”.

Como saber se os meus níveis de vitamina D estão adequados?

A necessidade pela sintetização de vitamina D possui níveis variáveis a partir de características como idade, condições de saúde e até latitude, explica Anelise. Há, também, perfis com maior de carência da vitamina: gestantes, recém-nascidos, idosos, adolescentes e portadores de doenças como cardíacas, inflamatórias e cânceres.

Anelise faz questão de ressaltar, que a síntese de vitamina D deve ocorrer em todas as idades. E, quando ela é insuficiente, a forma de se repor varia para cada caso e perfil, “por isso deve ser orientada pelo médico”.

Fonte:  https://bit.ly/3dHqPDo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *