ARTIGO

Dicas para voltar à rotina após o Carnaval

Data de publicação: 27.02.2020

A gente sabe que o "Projeto Verão" é o grande foco da maioria das pessoas, mas é preciso cuidar da saúde em qualquer estação. Afinal, manter a alimentação equilibrada ao longo do ano é mais eficaz do que investir em dietas restritivas que prometem milagres em curto espaço de tempo. Estudos mostraram que mais de 90% das pessoas que perdem peso rápido com esse tipo de dieta voltam a engordar em um período de 6 meses a 2 anos. Inclusive, muitos voltam a pesar mais do que antes.

O caminho da moderação é sempre mais tranquilo e eficaz, além de proporcionar mudanças mais duradouras e sem causar tantos transtornos. Portanto, para voltar à rotina sem neura, uma boa aposta é não se preocupar tanto com o que evita, mas sim, com o que incluir. A construção de novos hábitos pode começar pela inclusão de alimentos naturais com propriedades funcionais, substituindo gradativamente os alimentos super processados e industrializados da sua rotina.

Os alimentos funcionais são aqueles que, além de suas funções nutricionais básicas, produzem efeitos benéficos à saúde. No entanto, para que os benefícios sejam alcançados é necessário que seu consumo seja regular. Importante a maior ingestão de vegetais, frutas, cereais integrais na alimentação regular, já que grande parte dos componentes ativos estudados se encontra nesses alimentos. Aliás, muitos deles já fazem parte da nossa rotina. Confira abaixo:

- Ervas e Temperos com atividade anti-inflamatória, antioxidante, vasodilatadora (redução de pressão arterial) e digestiva: alho e cebola, cheiro verde, coentro, hortelã e gengibre;

- Folhosos da família das brássicas que induzem a produção de enzimas protetoras contra o câncer e apoiam sistema de destoxificação: couve, couve-flor, repolho e brócolis;

- Nozes, amêndoas e castanhas, fontes de gorduras boas com ação anti-inflamatória e ativador do sistema imunológico;

- Frutas – uva, maçã, laranja, melancia, caqui – fontes de flavonoides, licopeno, catequina e antocianina, reduzem a incidência de certos tipos de câncer, reduzem o colesterol e protegem sistema circulatório e imunológico.

- Leites fermentados e iogurtes fontes de probióticos, bactérias que favorecem as funções gastrintestinais, reduzindo o risco de constipação e câncer de cólon.

Exercícios físicos

Volte à rotina aos poucos com atividades leves. Exercícios com intensidade variável ajudam bastante no retorno à rotina da academia. Essa diversificação é muito importante para o corpo não “acostumar” com a atividade. Importante: não pule os alongamentos e aquecimentos nas sessões de treino! Eles colocam o corpo em “alerta” para o treino, reduzindo drasticamente o índice de lesões.

E lembre-se: respeite os limites do seu corpo. À medida que seu treinamento avançar, as cargas irão subir naturalmente.

Fonte: https://bit.ly/32uYz2k

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