ARTIGO

Dicas para rotina da volta às aulas

Data de publicação: 30.01.2020

Acabaram as férias escolares. E o novo desafio é fazer as crianças já irem se acostumando à rotina do colégio: acordar cedo, preparar lancheiras saudáveis para levar e comer nos recreios, além, é claro, estudar, estudar muito. Para isso, separamos cinco dicas que podem te ajudar, confira:

1 - Faça uma contagem das férias: Desde o início das férias faça um planejamento com a criança, deixando anotado até a contagem regressiva dos dias que faltam para acabarem as férias. Uma dica legal é dispor de um calendário para as crianças marcarem um "X" nos dias de férias que já se foram.

2 - Monte um cardápio saudável: Prepare as crianças, com uns dois ou três dias de antecedência, incluindo a hora de dormir e de comer. Adeque o almoço e lanches do dia a dia, por exemplo, com ingredientes naturais e orgânicos, frutas, iogurtes, sucos de caixinhas e outros produtos integrais, para amenizar a fome que os pequenos têm de comer "guloseimas".

3 - Organize o material escolar: Peça para seu filho organizar o material escolar, separar a mochila e os cadernos: E caso precisem, comprar algum pertence novo. Um lápis, um caderno, uma borracha. Isso também dará um gás para voltar às aulas.

4 - Crie entretenimentos: No último dia de férias, faça, por exemplo, um piquenique no parque, leve as crianças ao cinema ou ao zoológico. Dê preferência por atividades que sejam bem diferentes do convívio escolar, assim quando for a hora de voltar à escola, os pequenos estarão entretidos e com muitas história para contar aos seus coleguinhas de classe: Não force as crianças a fazerem atividades parecidas com as escolares. A não ser que ela peça ou faça por vontade própria.

5 - Organize os horários de dormir: A maior missão dos pais no período de volta escolar é acordar os filhos cedo para saírem para o colégio. Essa "preguiça", muitas vezes é provocada pela falta de hábito que as férias provocam nos pequenos. Por isso, durante a última semana de descanso, comece a controlar os horários que as crianças vão para a cama, pois dormir bem é fundamental para levantar disposto.

Fonte: https://bit.ly/37H6kEd.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *