ARTIGO

Objetos de decoração: veja dicas de como ter ideias criativas

Data de publicação: 07.11.2019

Casa pronta, mobília no lugar e é aí que vem a melhor parte: escolher os objetos de decoração para compor cada ambiente da casa. Cada um desses objetos retrata a personalidade, os gostos e o estilo de vida dos moradores, transformando a casa em um verdadeiro lar.

Não existem regras fixas para determinar como devem ser escolhidos os objetos de decoração, no entanto, algumas dicas ajudam a ter mais clareza e acertar em cheio na decoração. Por isso, não perca uma linha desse post, vamos te contar cada uma dessas dicas, confira!

PENSE NO TAMANHO E NA PROPORÇÃO DOS ENFEITES

Quando se fala em objetos de decoração, a lista é imensa. Entram desde quadros a porta chaves, passando por vasos, almofadas e porta-retratos. E cada um desses objetos deve ser inserido no ambiente de acordo com o tamanho disponível para ele.

Uma parede fica muita bonita com quadro, mas se o local for pequeno, a melhor opção são quadros menores e vice-versa. Isso se chama proporção. O mesmo vale para outros tipos de enfeites. Uma mesa pequena não vai acomodar com conforto muitos objetos, assim como uma prateleira enorme não ficaria bem com apenas um porta-retratos.

Procure balancear o tamanho e a proporção do objeto decorativo a partir do ambiente e do móvel em que ele ficará.

PARA CADA AMBIENTE, UM OBJETO DE DECORAÇÃO DIFERENTE

Os objetos decorativos utilizados em uma sala muito provavelmente serão diferentes daqueles usados no banheiro. Isso porque cada objeto tende a agregar uma certa funcionalidade ao local.

Por exemplo, a sala de estar é o local onde frequentemente se recebe visitas e nada melhor do que deixar ali, exposto, fotos da família e dos amigos. Esses objetos agregam valor ao ambiente e o deixam mais acolhedor. Já para o escritório, ao contrário, vale apostar em objetos decorativos que sejam condizentes com a profissão exercida ali. Um exemplo é usar livros da área de atuação como parte da decoração.

Já os objetos decorativos para a cozinha e para o banheiro devem levar em consideração, sobretudo, o tipo de material com que são fabricados. A umidade natural desses ambientes pode danificar facilmente objetos em papel e outros materiais delicados.

O ESTILO DA DECORAÇÃO TAMBÉM CONTA

Para que a decoração seja a expressão máxima da sua personalidade é fundamental que você defina o estilo que será predominante no local. Ou seja, se até o momento você identificou no ambiente um estilo moderno, dê continuidade a essa proposta com os objetos decorativos, o mesmo vale para outros tipos de decoração, como a clássica, romântica ou rústica.

TRAGA FUNCIONALIDADE À DECORAÇÃO

Para ambientes pequenos, quanto mais funcionalidade puder ser unida a decoração melhor. Nesse caso, prefira decorar com almofadas, mantas, plantas, livros e outros objetos que possam ser usados de outras maneiras também.

MÃOS A OBRA

Uma sugestão é produzir os próprios objetos decorativos. Isso mesmo! Para isso basta recorrer as centenas de vídeos tutoriais disponíveis na internet, estes vão te ajudar a fazer a sua própria decoração, especialmente se você busca por objetos decorativos criativos, originais e diferentes.

Fonte: https://bit.ly/2WTYKRW.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *