ARTIGO

Cuidados que você precisa ter com o seu cabelo

Data de publicação: 16.04.2018

O cuidado diário com o cabelo é essencial para promover saúde, brilho e um crescimento saudável para os nossos fios, mas será que você está cuidando bem dele? Descubra lendo esse artigo.

Você sofre com queda capilar?

A queda capilar pode acontecer por diversos fatores, entre eles má alimentação e estresse. Por isso, ter uma alimentação balanceada faz toda diferença para a saúde do seu fio.

Consuma alimentos ricos em vitaminas e proteínas, não esqueça de tomar água, o consumo da água faz toda diferença para a saúde não só dos fios como do corpo todo.

Se você é aquela pessoa que esquece de tomar água, temos 4 dicas que irão te ajudar.

Couro cabeludo

A limpeza certa do couro cabeludo faz toda diferença para o crescimento saudável dos fios. Uma das formas de promover essa limpeza é realizando o peeling capilar, ele ajuda na remoção das células mortas e dos resíduos de produtos que ficam após a lavagem, que acabam causando o entupimento dos folículos capilares, gerando assim, o enfraquecimento do fio e impedindo o crescimento do cabelo.

O peeling capilar pode ser realizado uma vez ao mês, você pode fazer tanto no salão ou comprar o produto e realizar a aplicação em casa. Outra opção é fazer o peeling caseiro, salve a receitinha aí:

Ingredientes:

Suco de um limão

4 colheres de açúcar

Modo de preparo:

Em um recipiente coloque o suco do limão e acrescente o açúcar. Mecha para que vire uma pasta, se você achar que ficou líquido é só acrescentar mais açúcar.

Depois que a mistura estiver pronta, separe o cabelo em várias mechas e vá aplicando apenas no couro cabeludo, fazendo movimentos circulares.

Quando finalizar a aplicação, lave o cabelo como de costume.

Produtos

É muito importante usar sempre os produtos indicados para o seu tipo de cabelo, pois eles possuem os ativos necessários para promover a limpeza e hidratação correta.

Quando usamos produtos diferentes do tipo do nosso cabelo, pode acontecer o ressecamento do fio ou a produção de mais óleo na raiz, e não queremos nada disso, não é mesmo?

Na lavagem

Aplicar o shampoo da forma certa faz toda diferença, o indicado é que você primeiro coloque o shampoo na palma da mão e passe uma mão na outra para formar uma espuma, só depois então aplique o shampoo no cabelo. Com a ajuda da ponta dos dedos, faça uma leve massagem no couro cabeludo, essa massagem ajuda a ativar a circulação sanguínea no local, o que é bom para estimular o crescimento do fio.

Durante a lavagem também tenha cuidado com a extensão dos fios, pois, quando molhados eles ficam mais frágeis, por isso, durante a lavagem não faça atrito, o indicado é que a espuma do shampoo seja espalhada na extensão do fio, essa espuma será o suficiente para promover a limpeza.

Não deixe de usar condicionador após a aplicação do shampoo, ele ajuda a selar as cutículas do fio que ficam abertas após a lavagem.

Óleos naturais

A umectação com óleo natural é excelente para recuperar os nutrientes perdidos com ações do dia a dia e restaurar o brilho dos fios. O indicado é utilizar óleos 100% naturais em toda extensão do fio e deixá-los agir por no mínimo 30 minutos. Assim você obterá um bom resultado.

Você também pode usar o óleo como pré-shampoo, para isso é só aplicar nas pontas do cabelo antes da lavagem. O óleo irá proteger os fios dos agentes do shampoo, evitando o ressecamento dos fios e as terríveis pontas dupla.

Os mais queridinhos para serem utilizados com essa finalidade são: óleo de coco, oliva, abacate, entre outros.

Cuidado pós-química

Mas se você realiza processos químicos, além dos cuidados citados acima, é importante que você faça cauterizações e use produtos à base de queratina para que o cabelo recupere a massa perdida durante o processo químico.

Nas lojas de cosméticos você encontra facilmente queratina em gel ou líquida e kits de cauterização, que podem ser aplicados em casa ou no salão.

Todos os cuidados aqui citados farão toda a diferença para o crescimento saudável do seu cabelo. E não esqueça de sempre contar com um bom profissional para te auxiliar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *